sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Literatura em nossa vida

       Oi galerinha!
    Resolvi realmente começar as postagens no blog com um assunto muito importante e que tem tudo a ver comigo: literatura.
    A literatura é um meio mágico que temos para conquistar novos horizontes, onde somos levados através das palavras para lugares incríveis; onde descobrimos sobre a vida, refletimos atitudes, conhecemos novos lugares e costumes, sonhamos com nosso futuro...construímos nosso presente. Através do ato de ler, exercitamos nossa imaginação e criatividade, também nos ajudando a escrever e falar melhor, com novas palavras em nosso vocabulário.



    Estatísticas de 2012 apontam que no Brasil apenas 24% da população possui o hábito de ler, enquanto 85% prefere internet e televisão. Isso muitas vezes se dá pelo simples motivo do país não incentivar o ato de ler livros diversos, não apenas didáticos.
As pessoas acham "chato", "cansativo", pois fica registrado na mente que se deve ler por obrigação, muitas vezes, desde a escola.

      Lendo, se aprende. Lendo, você esquece um pouco o mundo triste que vemos nos telejornais, esquecemos os conflitos pessoais, e muitas vezes, lendo aprendemos a lidar com tudo isso. Portanto, concordo com a frase do mestre Ziraldo, "Estudar é importante, mas ler é mais importante ainda.". Como você vai estudar, sem saber ler? Tudo é conquistado com o tempo.
      Importante lembrar que quando falo em "ler", aqui me refiro sobre tudo: ler romances, tirinhas de jornais, gibis, o livro didático, uma revista de receitas, e até mesmo a lista telefônica. Estamos cercados por textos, precisamos manter esse hábito de ler para conquistarmos nosso lugar na sociedade. Com o mundo virtual, muitas pessoas caem no erro da digitação corriqueira e se prende na ortografia errada. E então, de repente você se vê precisando de um emprego e não consegue nem conversar com o chefe, pois está preso nas limitações. Nas poucas palavras que usa corretamente. Isso, infelizmente é muito normal. Surgem as gírias: "tipo", "cara"; preenchendo lacunas na sua fala, por você não saber mais o que dizer, ou simplesmente, viciar em dizê-las.
      Apesar disso tudo, ainda acho que o Brasil vem avançando. Impossível não notar a quantidade de leitores nas Bienais, nas feiras literárias e nas filas de autógrafos dos autores. Os vários fandoms das séries de sucesso, a histeria para ler os próximos lançamentos daquela escritora... e por ai vai.
    Eu leio muito, conheço muitas pessoas que também amam ler e as que vejo não gostar, tento "seduzir". Mostrar o quanto é bom, importante, não só como entretenimento, mais também para a vida profissional. E é claro, quem ama ler, normalmente ama escrever (como eu!). E então, as coisas só melhoram! Quantos reclamam das dificuldades em redação, nos vestibulares da vida? A maioria que reclama, não gosta de escrever e muito menos, de ler.
      Entretanto, o Brasil está num período muito oportuno na literatura. Autores brasileiros sendo reconhecidos, não só livros estrangeiros fazendo sucesso nas mãos dos adolescentes. Sim, os adolescentes. São os que mais gostam de ler, os que mais estão gostando da onda de fantasia e ficção que vem chegando nas livrarias (sou uma delas haha).

                        


       O mundo está moderno, tecnologias querendo pegar o lugar dos adorados livros (aqueles, de papel e com cheirinho de novo que nós adoramos... rs). Quantas crianças com tablets, celulares? Só espero que não percam a magia de ser criança, brincar de pique-esconde, e não só de vídeo-game. Que os pais incentivem o ato de ler cada vez mais, desde pequenos, para que cresçam sabendo viajar com as palavras e aprender sobre a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário