sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conhecendo a Biblioteca Nacional

   Olá galerinha!
  Não sei se repararam, mas quarta-feira não postei no blog e hoje venho falar o motivo: minha ida á Biblioteca Nacional! 
  A Biblioteca fica na Cinelândia, próxima ao Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. 
Fundação Biblioteca Nacional
      O lugar é lindo, com aquele toque da arquitetura colonial que te deixa maravilhada. Enorme, e com tantos livros...tantos livros!!! 

    Você pode conhecer os andares, possui guias também e você recebe um crachá na entrada. Quando fui, não tive guia, mas vimos até o segundo andar, onde tem alguns stands contando um pouco da história geográfica do Brasil. 
        Agora, na Rua da Imprensa, é onde fica o EDA - Escritório de Direitos Autorais. Lá, é onde registramos livros, músicas e desenhos de nossa autoria, após pagar uma taxa mínima no Banco do Brasil. Se você criou algo do tipo e queira registrar em seu nome, antes acesse o site e confira todas as informações, como: valor, documentos necessários, endereço e hora de funcionamento. Vale a pena! 


      E foi isso que eu fiz!!! Na quarta-feira, dia 29, registrei meu primeiro livro! \o/ Momento incrível, para quem sonha com a publicação faz cinco anos! Segundo passo dado com sucesso (o primeiro, logicamente, foi escrever o livro)! xD
       E para você que também quer registrar seu livro e não sabe como, ai vão algumas dicas: 

-Entrando no site da Biblioteca Nacional você pode tirar praticamente todas as suas dúvidas, preste atenção em tudo e anote para não se esquecer;
-Uma informação que não consegui achar explicadinho, mas que agora sei e vou passar pra vocês, é: o livro que você levará impresso e assinado todas as páginas, não precisa ser encadernado, pois lá eles guardam as folhas soltas em um envelope deles e o espiral provavelmente será jogado fora. Outra coisa é a quantidade de páginas, que é pedida no formulário do registro que você consegue no site e precisa levar preenchido; a contagem deve ser feita incluindo a capa, e as partes de dedicatória e agradecimentos não são obrigadas a ter no livro, mas se você quiser que tenha, deverá contar com elas também.
-Para o registro da sua obra, precisa levar: xerox de seu CPF e Identidade, xerox do comprovante de residência, o boleto comprovando o pagamento no Banco do Brasil, o formulário de registro assinado e o livro impresso tendo cada página assinada. 
-O atendimento é bem rápido e você sai de lá com um comprovante de entrega de documentos, que já é o bastante para você já poder enviar seu original para editoras avaliarem. O registro oficial de autoria chega por correio em até noventa dias.

         

                

Ps: Aproveite para conhecer os pontos culturais como o Banco do Brasil (CCBB), ALERJ, e outros. 
      Espero que eu tenha ajudado, qualquer coisa comente e até a próxima novidade! xD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário