sábado, 26 de março de 2016

[Resenha] Animais Fantásticos e onde habitam - J. K. Rowling

     
     Hey pessoal, tudo bem com vocês? 
   Certo, a resenha de hoje é de um livro bem famoso, que esse ano ganha filme inspirado nele, um extra do mundo incrível de Harry Potter!
    O livro foi criado com a intenção de arrecadar fundos para a caridade, como J. K. Rowling é mãezona nisso, acertou em cheio presenteando os fãs com um pouquinho mais de H. P. 


Ficha Técnica:

Título: Animais Fantásticos e onde habitam
Título Original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
Autor (a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 64






Sinopse:
"A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas. 
      Estas breves descrições são apenas uma amostra do que o leitor pode encontrar em Animais fantásticos & onde habitam , de J. K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander, e com prefácio do sábio Alvo Dumbledore.
     Ao livro, adotado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e considerado uma obra-prima, atribui-se a responsabilidade pelo bons resultados dos alunos nos exames de Trato das Criaturas Mágicas. E a obra não é recomendada só para estudantes. "Nenhuma casa bruxa está completa se não possuir um exemplar." Trata-se de um guia com mais de 80 espécies de animais e seus respectivos hábitos, costumes e origem.
   Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.
"
Resenha:

     Confesso que me animei para ler esse livro por querer saber mais do mundo mágico de H. P. E agora com o filme que leva o mesmo nome chegando, eu não podia esperar mais! Até porque, o livrinho é bem curto, eu sabia que seria uma leitura rápida, então não tinha motivos para demorar para devorá-lo. Errado. Me desanimei muito com ele e me desculpem se vocês adoraram, eu esperava muito mais. 
      Explique-se Thaís! Claro gente, calma! O fato é que eu pensava que seria uma história curta, um conto talvez (provavelmente por eu não ter lido nada sobre ele antes de folhear as páginas), coisa que eu devo ter tirado da ideia do filme. Eu pensava que houvesse uma história realmente, entendem? Mas não, o livro é como um guia, com características e explicações dos tais animais e suas classificações no mundo bruxo. 
       Beleza. É bem detalhado e explora assuntos paralelos, como trechos de outros livros citados por J. K. nos livros da série (como Quadribol através dos séculos). Nos conta curiosidades de bruxos que se meteram com alguns desses animais e algumas são bem engraçadas, como o que pensou que era um fantasma e tentou atravessar a parede até ter concussão (OI? SIM! haha'). 
       Entretanto, a parte chata foi ficar nas descrições dos animais, que parecia não ter fim. Uma coisa é o livro Criaturas Fantásticas de Harry Potter, todo em capa dura e repleto de figuras divinas! Outra coisa é um livro sem imagens coloridas (as pouquíssimas que aparecem são em preto e branco, pois fingem ser desenhadas a mão) e classificações enormes. 
      O que vem para tentar salvar o envolvimento do leitor com o livro são os comentários de Harry e Rony nas páginas. Hermione só se pronuncia na primeira página, pois falam a quem o guia pertence. Ainda assim, acho que deveria ter mais comentários deles, demorava aparecer e perdia um pouco a graça. Um ponto positivo também é o prefácio de Dumbledore, que até fala da J. K. Rowling e o projeto social dela (e sim, como o livro foi feito especialmente para um caso social, isso explica seu modelo tão simples). 
       Enfim, é um livro que vale a pena por ser curto (li em um dia) e com assuntos que nos remetem aos livros de Harry Potter, que sempre queremos mais. Porém, tenha paciência com ele e sugiro que faça alguns comentários também, interagindo com os personagens (como por exemplo: "agora o livro é meu, Rony, perdeu!" haha'). Não da para adorar, mas com certeza tem como gostar (minha opinião). 

Minha nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário