sábado, 21 de maio de 2016

[Resenha] Para onde ela foi - Gayle Forman

    
     Boa noite pessoal! Primeiramente quero pedir desculpas por não ter postado na quinta, minha internet ficou ruim e atrapalhou tudo :/ Mas estamos aqui com resenha hoje! Oba! E esse é o segundo livro da duologia de Se eu ficar, da Gayle Forman! xD Vamos lá?



Ficha Técnica:

Título: Para onde ela foi
Título original Where did she go
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240





Sinopse:
"Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce."
Resenha:

     Falei na resenha do primeiro volume, Se eu ficar, que tinha certo preconceito com livros do gênero drama e afins, sou apaixonada por fantasia e distopia, então a mudança é graaaaaande! Apesar disso, gosto de me aventurar quando algo me atrai, e como havia visto o filme do primeiro livro, me animei para ler e gostei. Gostei, realmente me surpreendeu! Mas ai vem o segundo. 
      Para onde ela foi é narrado pelo Adam três anos depois do final do primeiro livro, que foi narrado pela Mia. Achei bacana isso, para termos a visão dele sobre tudo, que é tão importante. A linguagem flui com facilidade, você devora o livro rapidamente. Há momentos de humor e pequenos trechos das músicas do novo CD da banda do Adam, a Shothing Star. Esse foi repartido em capítulos, diferente do primeiro que só havia separações, mas também contém muito flash back. Claro! É ali que está a essência, afinal de contas, o que aconteceu nesses três anos para as vidas de Adam e Mia estarem separadas nesse segundo livro? 

"Sei que devo algum tipo de desculpa a você…mas é que palavras, desculpa, sinto muito, são mesquinhas para o que você merece."

     E então começamos a ver mais sobre a atual vida do Adam, o astro que precisa dar entrevistas para repórteres chatos e fazer turnês enormes. Ele nos faz pensar sobre a fama, o lado bom e o ruim, e em como isso o afeta. Também vemos a relação das amizades dele, o pessoal da banda e o conflito com a atual "namorada". E claro, em algum momento ele tinha que falar de Mia Hall. Ai chega a parte em que ele se vê entrando para assistir uma apresentação dela, agora uma também famosa violoncelista, e os dois enfim se reencontram e começam a refletir e questionar sobre os caminhos que fizeram, e o que realmente os levaram a isso. 
    E é assim, praticamente narrado em dois dias (mais os flash backs), que boa parte do livro é narrado, com eles tentando dizer um "adeus" decente para o outro e seguirem com suas vidas atuais. Ambos com novas responsabilidades, mudanças de personalidade, mas ainda ligados pela música. 

“Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só para saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva.”

         Gostei do livro? Gostei. Mas eu esperava mais. Achei forçado a ideia que os levou ali para dizerem tudo aquilo para o outro. Achei também que três anos é muita coisa para aquele motivo em questão, que Mia o explica em frente á Estátua da Liberdade em um passeio noturno. Alguns pontos importantes foram levados de um modo muito corrido, outros levados exageradamente, é como se faltasse algo ali para conseguir me convencer. Ainda assim, nos fala sobre perdão, esperança, dedicação e sonhos, como é claro, de amor. De modo geral a história é boa e tem bonitos momentos, me apeguei ao casal sim, e as frases são lindas, né? *--* 
” Sua boboca – falei, beijando-a na testa – você não me divide. Você me tem.”

Veja também: Se eu ficar
Minha nota: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário