sábado, 11 de junho de 2016

[Resenha] Outro dia - David Levithan

     
     Olá pessoal! Tudo bem? *--*
     A resenha de hoje é super especial, afinal, Dia dos Namorados... hmmmm o amor está no ar??? Sim! <3
    Esse livro é uma versão do livro Todo dia, que conta a mesma história na visão do personagem A. Enfim, vamos falar dele ai... confira!  




Ficha Técnica:

Título: Outro dia
Título original: Other Day
Autor (a): David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 322






Sinopse:
"Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em "Outro Dia". Aqui, a já celebrada — com várias resenhas elogiosas — história de "Todo Dia" é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui."
Resenha:

     Um livro para te fazer refletir? Sim. Para te fazer se apaixonar? Sim! Outro dia é literalmente o livro que te faz ver a vida com outros olhos
    A narrativa é simples e flui normalmente, te prende com leveza e situações cotidianas que te trazem pensamentos novos á cada página. Uma garota com um namorado abusivo e imaturo parece normal para você? Sim! E se eu te falasse que de repente, em um dia único, esse mesmo rapaz foi um doce com ela? Super apaixonado e fofo? Agora não tem nada de normal ai, pois essa mudança repentina se da ao fato de que, nesse dia específico, na verdade tinha outra pessoa ali com ela e não o Justin (namorado da Rhiannon). O A

"Você se apaixonou mais por ele quando ele era eu." -A

      Confuso? Pois é. Demais! A é o nome do personagem que faz a vida de Rhianonn virar de cabeça para baixo, pois ele (ela?) não é uma pessoa normal. A cada dia que passa, A está no corpo de uma pessoa diferente: as vezes como meninas (muitas vezes!), outras vezes em garotos e cada vez mais diferentes um do outro, apesar de sempre parecer apenas como A, para Rhiannon. Mesmo ela sabendo identificá-lo, lá no fundo, isso não basta. Como ter qualquer tipo de relacionamento com alguém assim? Que migra para um corpo diferente a cada dia? E ai entra a grande reflexão desse livro: sobre relacionamentos, amor, paixão e espaço. 
     Com Outro Dia, podemos pensar no que realmente faz um relacionamento ser verdadeiro, duradouro... E em como estamos acostumados a sermos preconceituosos sem nem notarmos, é como se estivesse no modo automático. 
       Raça, aparência física, vestimentas e sexo, o quanto tudo isso pode mudar nossa forma de ver o mundo? E quanto á nós, nesse meio? Essas questões que David Levithan coloca de modo bem simples no personagem A, que consegue lidar perfeitamente com o fato de as vezes ser garota ou garoto, para ele não tem diferença ser homossexual ou bissexual. Ele (ela?) é apenas A. *-*
       
"Será que seríamos pessoas mais legais - ou, ao menos, um pouco mais humildes - se tivéssemos que trocar de corpo todos os dias?" 

       E é justamente por esse A que nos apaixonamos, quando vemos cada vez mais como Justin trata Rhiannon. Outros personagens também ajudam a construir a história, mas o foco está nas decisões de Rhiannon sobre A e em como isso afeta ambos (e também Justin).  
      O livro é lindo, vale super a pena e recomendo ler Todo Dia, para conhecer a versão de A nisso tudo (estou querendo ler, preciso apenas aceitar aquele final incrível que ainda não digeri). Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado da resenha, que leiam o livro e/ou, se já leram, comente ai o que acharam. 

"Por mais que você tente reter um determinado dia, ele vai deixá-lo."

     Curtam com muito amor e juízo esse Dia dos Namorados. Torço para quem ainda não tiver encontrado sua tampa da panela, a encontre (me senti minha avó falando haha), e é isso! Bom final de semana e até a próxima! xD

Minha nota: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário