terça-feira, 8 de maio de 2018

#ColunaDorameira: Black


    Hey pessoal, como vocês estão? 
    Hoje resolvi falar com vocês sobre um dorama que recentemente me fez sofrer bastante, mas que, por incrível que pareça, consegui terminar de assistir! (Cadê o coro de "ehhhh"?) Uma fantasia com cunho investigativo, cheio de cenas de ação, drama e suspense que podem te deixar de cabelo em pé (ou sem cabelos). Enfim, a relação de amor e ódio foi forte, então venham saber o que eu achei de Black!



Sinopse:
Um ceifador chamado Black possui o corpo de um detetive para encontrar o seu parceiro no mundo humano. Durante sua busca ele conhece Kang Ha Ram, uma mulher que pode prever a morte de outras pessoas e juntos eles irão acabar salvando várias vidas, quebrando as regras do céu.

   A premissa me chamou bastante atenção, já que estou acostumada com doramas leves, comédias românticas juvenis, logo, ver um enredo mais "sombrio" em um kdrama me deixou curiosa. Sem contar que essa ideia de "ser amaldiçoada" por pressentir a morte de alguém me lembrou a história das Premunidoras do meu livro (Shine Moon), o que me fez passar a gostar ainda mais da protagonista. Só que, é claro, a personagem por si só é muito cativante, com uma personalidade forte e que também foge da linha da maioria dos doramas que já assisti. O que, só nesse parágrafo, já são dois pontos positivos de Black!
   Ha-ram (Go Ara) é teimosa, não espera ninguém para fazer o que quer e o Oppa que tem que ficar correndo atrás dela. Ela chega a ser tão forte que ele se surpreende, imaginando que em algum momento ela vai desabar, mas só vai a fundo na ideia de "jamais sucumbir", que é uma frase colada em sua geladeira. O fato de ter esse 'dom' a deixa preocupada, transtornada, mas Ha-ram decide usá-lo para salvar pessoas e isso que nos leva a torcer sempre para que ela se saia bem em suas tentativas, apesar das consequências...
   E o Oppa? Bem. Aqui temos um pequeno problema cronológico que embaralha toda sua mente... Como diz na sinopse, o detetive Moo-gang é possuído por um ceifador. Assim, de repente, estamos diante de dois Oppas bem distintos! Aí você se pergunta: "meu Deus, mas e o outro?", e quando "ele volta" você fica em choque.
   Confuso? Pois é. Mas eu te garanto que tem fundamento e que você, infelizmente, vai acabar se apaixonando pelos dois. Esse é um dos motivos de eu ter ficado bem irritada com esse drama, apesar de, mesmo reclamando, eu não poder colocar como ponto negativo por ser essencial no enredo.


     Mas se é para falar de um Oppa, eu terei que falar de Black, O nº 444 (em pele de ceifador como o ator Kim Tae-woo e como Han Moo-gang sendo o Song Seung-Heon). Sim, Black é como chamam o ceifador mais respeitado e estiloso e desmemoriado que você poderia conhecer. A experiência de um ceifador entre humanos é muito engraçada, ele aprende as coisas como uma criança na escola e com isso paga muitos micos também, é claro. Confesso que no início é confuso e difícil se acostumar com ele; na verdade Black é irritante até o antepenúltimo episódio! Mas uma coisa é certa: ele é um dos personagens mais bem construídos que conheci - seja no dramaland, filmes, livros... A carga emotiva, a construção da personalidade, suas emoções instáveis e atitudes, tornam o nº 444 um personagem ímpar e não par! O ator (aqui me refiro ao Song-Seung-heon!!!) merece muitas e muitas palmas pela incrível atuação, ele consegue nos deixar vidrados na tela para não perder nenhum dos seus movimentos! Me deixou com vontade de acompanhar outros trabalhos dele, com certeza.
     De modo geral o elenco é muito bom. Adorava as cenas com o Oh Man-soo (Kim Dong-Joon), os amigos detetives são super engraçados e só demorei para me apegar à médica Yoon Soo-wan, apesar de gostar da atriz (Lee El), que já fez A Korean Odyssey.  

   Acho que esse é o post mais longo que fiz da Coluna. O que falar do enredo de Black? Gente, é um dos mais inteligentes que vi. Como tem um pano de fundo de investigação, os casos são bem complicados de resolver e mesmo tendo vários envolvidos, tudo se encaixa. É in-crí-vel como tudo se encaixa! Mas é claro, trazendo aí o clima tenso do dorama. 
   Black tem um tom pesado, os crimes envolvem depressão, suicídio, assassinato e por aí vai... O que eu acho que poderia ter sido melhor equilibrado com o romance. Ponto negativo? Não, pois o foco do drama é realmente essa reflexão de como a mente humana pode ser capaz de causar coisas horríveis, o que é válido - ainda assim eu acho que o romance poderia ter sido um pouquinho melhor explorado para aliviar a carga de tensão. Aliás, vamos levar em conta que os episódios são longos, mais de uma hora, e mesmo com as cenas de comédia sendo boas, senti falta de um pouco mais de leveza ao tratar certos temas.
     Outra coisa em relação ao formato dos episódios é que os crimes se acumulam de forma que você fica confusa, é difícil pegar as referências e juntar o quebra-cabeça junto com eles por serem muitas cenas e focos num único episódio, que as vezes só são melhor explicados no próximo... então isso eu levo como ponto negativo, sim. 
     Só foi a partir do oitavo episódio, eu acho, que comecei a ficar viciada. Antes eu estava com muita raiva do protagonista, nervosa com as partes pesadas, chateada pelas cenas arrastadas e confusas com uma trama tão boa não sendo melhor contada. Quando não consegui parar de ver, cheguei a virar o dia. O dorama pegou um ritmo mais confortável de se ver em uma hora de duração, os focos foram se equilibrando e o casal protagonista passou a ter mais profundidade. E então finalmente descobri o quanto o enredo de Black é simplesmente genial. Até os últimos dez minutos de dorama você fica com o coração na mão!!!


     Eles conseguiram me surpreender de duas formas: a relação que conseguiram criar entre a Ha-ram e o Black, que é muito mais do que se imagina; e com o que fizeram no final. A primeira parte gostei muito, mas tanto, que é difícil aceitar que puderam fazer algo tão brilhante; já sobre o final... Bem, eu não posso dizer que foi ruim, mas eu não esperava... eu gostaria de ver diferente, mas da para aceitar como razoável vindo de um dorama que não era focado no romance e sim nas consequências da ambição do ser humano.
     Bom gente, acho que é isso. Eu me irritei com o dorama, me emocionei, me surpreendi e ri muito. É envolvente, te faz pensar, é criativo e inteligente! Mas é aquilo, assiste já sabendo que é um dorama que pode te deixar com dor de cabeça, não reclame comigo depois - eu avisei!!! hahahaa'
     Espero que tenham gostado do post, lembrando que o dorama é de 2017 e está disponível em alguns fansubs; qualquer coisa é só perguntar e até quinta! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário