Todas as estrelas cairão do céu



"Eric, Rebbeca e Warna: três pessoas ordinárias separadas pela imensidão do universo. Sem nada em comum, eles seguem seu cotidiano esquecidos pela vida, à espera de algo por que viver. Tudo muda quando criaturas sinistras entram em suas vidas e passam a deixar um rastro de sangue e destruição. Logo eles descobrem que há muito mais sobre sua existência e sobre os mundos em que vivem do que podiam imaginar. Deparando-se com uma realidade oculta, onde robôs, guerras espaciais e superpoderes são comuns, eles embarcam numa jornada perigosa que os colocará na direção de uma descoberta surpreendente. Passando por lugares como Rio de Janeiro, Boston, San Francisco, Tucson, Escócia e até outros planetas, Todas As Estrelas Cairão Do Céu, primeiro livro da série As Galáxias Perdidas, é uma obra de ficção científica completamente disponível no Wattpad."


1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad? 

R: Escrevo desde os seis anos de idade. Assim que fui alfabetizado eu comecei a escrever ficção. Só passei a me dedicar seriamente à escrita há três anos e comecei a publicar no Wattpad faz menos de um ano. 

2) Quais autores servem de inspiração para você? (livre para citar nacionais e estrangeiros) 

R: Eu citaria três autores de que gosto bastante: J. K. Rowling, Stieg Larsson e Marion Zimmer Bradley. 

3) "—Não acha esquisito? Três homens encontrados mortos, do mesmo jeito, eletrocutados! E as testemunhas sempre falando que morreram de forma inexplicável, por culpa de dois homens estranhos... — Lendas! — Retrucou o outro imediatamente — O povo fala demais. Gosta de aumentar o que vê!". O livro já começa com um prólogo bem curioso, me chamou bastante a atenção e já deixa o leitor com curiosidade. Como surgiu a ideia do livro? 

R: O livro começou a ser escrito dez anos atrás, quando eu ainda estava no ensino médio. Apesar disso, embora eu tenha mantido boa parte da estrutura original, o rosto que a história tem hoje ganhou forma durante a faculdade, quando, durante uma aula particularmente desinteressante, me veio a ideia do prólogo – duas criaturas macabras caminhando pela favela, à noite, em busca de algo. 

4) Qual/quais as maiores dificuldades que você encontrou ao trabalhar esse gênero? 

R: Para mim a maior dificuldade foi a falta de intimidade com o gênero. Dentre toda a variedade que a literatura oferece, ficção-científica era uma área com que eu tinha pouca proximidade. No fim, isso foi bom: me permitiu trazer algo de outros gêneros para a história e torná-la bastante diversa. 

5) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação... 

R: Acho o Wattpad e a literatura virtual uma experiência muito interessante. Ao contrário das gerações mais recentes, eu cresci apenas com a opção da literatura física e, através do Wattpad, encontrei a oportunidade de interagir com os leitores e perceber qual era meu público. Na imensa maioria das vezes, meu contato com os leitores foi extremamente positivo e enriquecedor. Quanto à divulgação, eu acho que o simples fato de haver a possibilidade de divulgação, em tempos de internet, é algo maravilhoso. Há dez ou vinte anos, um autor independente teria uma dificuldade imensa de fazer o que fazemos hoje. Para quem está começando, é importantíssima a oportunidade de divulgar os próprios livros em grupos diariamente, ou através de blogs e booktubers. As mídias sociais, especialmente o facebook, são uma ferramenta incrível. 

6) Todas as estrelas cairão do céu é o primeiro de uma série, As galáxias perdidas, pelo o que li. Assim, como você costuma esquematizar seu enredo, pensando nos volumes que virão; e já tem previsão para o lançamento da continuação? 

R: Como você disse, eu costumo esquematizar o enredo antes de escrever (tanto da série quanto dos livros). Para quem escreve, é importante ser flexível e saber que a criação é um processo que acontece quando menos se espera e, portanto, muita coisa que está no produto final não foi planejado, mas surgiu ao longo do caminho. É preciso encarar o enredo como um guia, não como uma receita pronta, e estar aberto às modificações e acréscimos que forem necessários. Estou escrevendo a continuação de Todas as Estrelas Cairão do Céu há quase dois anos. O livro está próximo do fim e, provavelmente, começará a ser publicado na plataforma em maio. 

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? 

R: Logo, logo chega a continuação de Todas as Estrelas Cairão do Céu. 

Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho: 

Minha página de autor no facebook: 
https://www.facebook.com/Miguel-Chiara398375617191426/?ref=aymt_homepage_panel 

O grupo do livro no facebook: 
https://www.facebook.com/groups/234603237075469/?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

Postar um comentário