Confusões de uma Super-heroína (sem super poderes) - Ester Costa






Três coisas eram essenciais para ela: suas planilhas com seus post-its e marcadores, seus filhos prontos para o colégio no horário certo e não tentarem mexer com seu coração - ainda mais se você for um jovem editor muito determinado. Com isso, seu dia a dia funcionava sem grandes alardes ou sem que ela precisasse agir com urgência. Contudo, em momentos em tudo dava errado, ou seja, pelo menos uma vez todos os dias, era ela e apenas ela quem poderia solucionar cada problema, ora ele criado por ela mesmo ou por outra pessoa. Ela sempre resolvia tudo e contava - às vezes - com seus super poderes para isso. "Confusões de uma super-heroína (sem super poderes!)" é um excerto da vida da mulher moderna, com seus dilemas sendo mãe, filha, trabalhadora ou simplesmente mulher.


1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Escrevo há cerca de quatro anos e publico há três.

2) Quais autores servem de inspiração para você? 

R: Sophie Kinsella, Carina Rissi, Walcyr Carrasco, Valéria Polizzi, Kiera Cass.

3) "Eu amava meus filhos e não era nenhuma espécie de mãe narcisista, mas me amava muito mais...". O conto é dividido em quatro partes e elas conversam de modo muito essencial para a imagem que o leitor cria da protagonista. Pontuando situações onde nos identificamos, seu conto representa muito bem o dia a dia de muitas mulheres e, de forma leve e cômica, mostra como o "poder" feminino pode ser comparado literalmente com um dom. Como surgiu a ideia do conto?

R: Eu já queria escrever algo do tipo há um tempo, a ideia surgiu quando eu e uma amiga começando a conversar sobre um concurso literário que tinha justamente esse objetivo: mostrar o “poder” feminino. Então eu pensei: por que não apresentar uma super-heroína a qual o seu maior super poder é ser mulher, com seus dilemas diários? Depois foi só escrever.

4) Muitas vezes nos deparamos com histórias onde a protagonista fica á sombra do mocinho, contudo, isso está mudando. A força feminina está tomando seu espaço, com mulheres donas de sua própria história. Qual/quais personagens da literatura representam esse papel de "mulher poderosa", para você? 

R: Acredito que isso esteja ocorrendo mais nas distopias atuais, sabe? Protagonistas com Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes, Tris, de Divergente.

5) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação... 

R: A entrada no Wattpad foi bastante satisfatória, eu participava de um grupo de leitores que também liam na plataforma e alguns deles se tornaram meus primeiros leitores, depois fui pegando o “jeito”. Depois de anos, fiz bastantes amigos escritores, conversamos diariamente, trocamos ideias e aprendizados e nos ajudamos nesse desafio que é escrever. Quanto à divulgação não é algo que eu posso fazer todos os dias, principalmente pela falta de tempo, mas faço o máximo para me manter próxima dos meus leitores.

6) Possui algum conto que pensa em transformar em livro ou, algum outro gênero que queira se aventurar a escrever futuramente?

R: Tenho vááááários contos em que os leitores pediram bônus ou continuações e tem alguns que planejo fazer, mas então me lembro de outras histórias que preciso dá sequência e me vejo perdida num mar de opções! Um gênero que eu quero muito me aventurar (e tenho até estudado, lido e tentado criar) é suspense ou terror.

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: Atualmente estou focada em finalizar Entre o Real e o Virtual, meu primeiro romance adolescente que entrou em reescrita no início do ano passado. Conta a historia de uma mineirinha, Sabrina, que durante suas férias de inverno se vê longe dos seus melhores amigos e então resolver conhecer novas pessoas nas redes sociais. Dentre elas conhece Erik, um garoto baiano que promete mexer com seu coração. O livro também aborda vários assuntos do universo adolescente. Simultâneo a esse projeto, também ando escrevendo outros contos e um livro maior que pretendo publicar digitalmente apenas ano que vem.


Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário