A aula que tudo mudou

      Diana é professora de uma turma de vinte alunos. Todos os dias ela passa algo diferente em sala: um vídeo, um filme, um teatrinho... Tenta sempre inovar! Mas tem uma coisa que ela estava observando faz algum tempo e que ela não conseguia mudar: o comportamento dos seus alunos.
   Ela vinha reparando que praticamente todos os dias alguma criança tinha que ser chamada á atenção por desrespeito em sala, o que acabava causando uma grande bagunça que atrapalhava todo seu planejamento de uma aula divertida. Diana estava desanimada com aquela situação. 
   Certo dia, ela estava corrigindo o dever de casa da Bruna, sua aluna mais caprichosa nos exercícios, quando ouviu a gritaria:
-Sai da frente Vinícius! –Um aluno gritara. 
-Ai! –Vinícius logo berra. –Não precisa me empurrar, Kaio! –E então a professora viu Vinícius bater em Kaio, no ombro. Kaio já ia avançando para Vinícius quando... 
-Ei!? –A professora se levanta, olhando os meninos com reprovação. –Posso saber o motivo da confusão? 
   Ela entregou o caderno a Bruna e saiu na direção dos dois meninos. Eles estavam um de frente para o outro, ambos com expressões nada amigáveis quando Diana chega e Vinícius começa:
-A culpa é do Kaio! –O menino aponta para o outro, que negava com a cabeça, irritado. –Ele me empurrou para passar com o caderno dele. 
     Diana agora olhava para Kaio, esperando sua explicação. 
-Eu...ele estava na minha frente, professora! Eu queria passar! 
-Pra passar você... 
-Meninos, chega. –Diana interrompe o quase recomeço da briga. Olhava para os dois, séria e tentando manter a calma. –Kaio, você estava errado. Quando você quer passar para algum lugar e tem alguém na sua frente, você deve pedir licença. –O menino ouvia emburrado. –Não se deve sair empurrando o colega, entendeu? Simplesmente peça “com licença?”. -Kaio concordou com a cabeça, apesar de ainda estar nervoso. –E você, Vinícius, também está errado. Não era necessário bater nele. Assim a confusão só pioraria... 
    Diana, após a conversa com os dois, conseguiu que eles se entendessem com um pedido de desculpas e voltou para sua mesa. 
      No dia seguinte os dois estavam discutindo de novo, dessa vez por causa de uma bolinha de gude que nem deveria estar em sala. E depois disso, Diana se sentiu envergonhada na semana do Dia Das Crianças, quando seus alunos ganharam brinquedos da diretora e quase ninguém agradecia. Ela que teve que puxar um coro de “obrigada diretora Márcia!”. 
    Assim, Diana chegou á conclusão que o que ela precisava trabalhar com eles eram boas maneiras. As famosas palavrinhas mágicas! Mas como? 
     Como uma boa professora que era, Diana criou sua aula e foi para a escola ansiosa para que desse certo.
    Aos poucos os alunos iam chegando, enchendo a sala e a inquietação da professora. Fez a chamada e em seguida resolveu colocar seu plano em prática. 
-Hoje vamos falar de uma coisa diferente...vocês conhecem as palavrinhas que usamos quando temos boas maneiras? –Sua pergunta fez seus alunos se olharem, sem saber a resposta. –São as palavrinhas mágicas, já ouviram falar? –Agora sim alguns rostos concordaram. 
-Minha mãe sempre fala delas para mim! 
-Eu sei quais são! 
-Ótimo, quais são Miguel? –Diana pergunta. 
-Por favor, obrigada, muito prazer...
-Isso ai! –Diana recomeça. –Elas são muito importantes, pois sempre no nosso dia a dia precisamos usá-las. Mostra que você tem educação e sabe respeitar o próximo, sabiam? E quando aprendemos devemos levá-las sempre com a gente. Não podemos dizer apenas uma vez e depois esquecer. Aprendeu, guardou na memória! 
     Ela via que os alunos prestavam atenção, então era a hora da música!
-Agora atenção, eu vou cantar uma vez falando o meu nome, em seguida cada um fala a mesma coisa, mas dizendo o seu nome no lugar. Tudo bem? –Todos afirmaram curiosos, então a professora começa: -“Olá!” / “Muito prazer!” / Eu sou Diana / “Como vai você?”.
      Ela indicou quem deveria falar em seguida, a menina sorriu sem graça, mas também cantou, com a ajuda da professora:
-Olá! Muito prazer! Eu sou Alice! Como vai você? 
      E assim, cada um da turma cantou usando seu nome.
      Diana, animada com a resposta deles, prosseguiu:
-Agora eu canto e todos vocês repetem comigo na segunda vez: Vou bem! / “Muito obrigada!” / Como é bom / te conhecer! –Ela indicou que todos cantassem juntos, e assim aconteceu: - Vou bem! Muito obrigada! Como é bom / te conhecer! –Diana sorriu e juntos, todos continuaram a música. – “Bom dia! / Agora eu digo / porque o sol / já apareceu! “Bom dia! / Agora eu digo / porque o sol / já apareceu! 
“Boa tarde!” /posso falar /depois que bate / meio dia! 
“Boa tarde!” /posso falar /depois que bate / meio dia!
“Boa noite!” / Eu vou dizer / sempre antes / de ir dormir!
“Boa noite!”/ Eu vou dizer / sempre antes / de ir dormir! –Ela sorriu. -E agora para terminar! –Diana reforça, antes de prosseguir: -“Licença” / “peço desculpas” / a canção / termina aqui! “Licença” / “peço desculpas” / a canção / termina aqui! 
    Todos ergueram os braços para o alto como a professora Diana fez, e ela, alegre viu que eles gostaram da música tanto quanto ela.
-Então...quais foram as palavrinhas mágicas que aprendemos mesmo? 
-Olá! Muito prazer! –Um aluno da fileira da esquerda logo diz. 
-Como vai você? –Bruna responde. 
Outros dois responderam:
-Muito obrigada! 
-Bom dia! Boa tarde! 
      E juntos com a professora, disseram as últimas.
-Boa noite! Com licença e me desculpe! 
     Depois disso, ela distribuiu uma folha de ofício para cada aluno escrever uma das palavras de boas maneiras que aprenderam e confeccionaram um mural para a sala, para estar sempre ali, sem chances de esquecimento. 
    Ao final da aula, quando todos já estavam com as mochilas e esperavam o sinal bater, para a surpresa de Diana, eles cantaram:
-Professora! Muito obrigada! Como é bom / te conhecer!

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