Enquanto o Carnaval durar - Bruna Paiva




"Você acredita que é possível encontrar o amor no Carnaval? Aline também não acreditava. Depois de muitas decepções amorosas, decide curtir o carnaval com a melhor amiga praticando o desapego. Mas ao conhecer Diego num bloco, tudo pode mudar... "Enquanto o carnaval durar" é um conto em cinco capítulos narrado por Aline, uma estudante de moda que, depois de muito se decepcionar com as experiências amorosas da vida, está vivendo uma fase de desapego. Ela não tem um histórico amoroso divertido e prefere não se envolver com ninguém para evitar novas desilusões. Aline decide curtir o carnaval junto com Yara, sua melhor amiga. As duas vestem suas fantasias e, com muito glitter, aproveitam a festa pelas ruas do Rio de Janeiro. O que Aline não imagina é que talvez o amor de que ela tanto se esquiva peça uma chance justamente no carnaval. Ela fica num dilema entre o medo de acabar se decepcionando e sofrendo mais uma vez e a vontade de se entregar e ficar com Diego."


1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Eu escrevo desde os 13 anos, mas comecei a usar o Wattpad em 2014, com 16, quando lancei meu primeiro romance.

2) Quais autores servem de inspiração para você?

R: Muitos autores me encantam pela forma que escrevem e pelas histórias que contam. Sou apaixonada por Clarice Lispector, Jane Austen, Ana Cristina Cesar, Virgínia Woolf... Acho que em questão de inspiração pela trajetória na profissão, no cenário atual, principalmente, eu admiro muito a J. K. Rowling, o Stephen King e, aqui no Brasil, a Babi Dewet e a Thalita Rebouças.

3) "É sofrendo que a gente aprende a viver". Falar sobre relacionamentos amorosos e inseguranças a partir de experiências passadas em pleno clima de Carnaval deu um toque especial ao seu conto, deixando a trama envolvente quando a gente se identifica com os personagens. Como surgiu a ideia da história?

R: A ideia desse conto surgiu no carnaval do ano passado (2017). Durante a minha adolescência, eu não gostava muito de carnaval, passava o feriado trancada dentro de casa “esperando a alegria coletiva acabar”. Mas no ano passado, por algum motivo (talvez o fim da aborrecência haha), eu resolvi curtir o carnaval e, simultaneamente comecei a escrever uma história sobre esse tema. Meu carnaval foi ótimo, mas o conto eu não terminei. Então, no início desse ano, eu lembrei dessa história arquivada e resolvi trabalhar para postar nesse carnaval.

4) Qual/quais as maiores dificuldades que você encontra ao trabalhar com romance e, mais especificamente, em contos?

R: Acho que a maior dificuldade para trabalhar com contos é fazer ele parecer um conto. Ganhar o leitor por nocaute, como diz Júlio Cortárzar. Falar somente aquilo que precisa ser dito, sem se estender por detalhes que só seriam necessários se a história fosse maior. Mas acho que isso se adquire com prática, tanto de escrita, quanto de leitura desse tipo de narrativa.

5) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação...

R: Eu acho a experiência do contato direto com o leitor o mais sensacional do Wattpad. A interação no meio da obra, esse leitor que faz uma leitura comentada... É o que eu sempre achei mais maravilhoso e o motivo pelo qual eu defendo muito a plataforma. Já conheci muita gente incrível no Wattpad, muita gente conheceu meu trabalho por lá e nunca mais parou de acompanhar... A divulgação é, de fato, o mais complicado. Você precisa estabelecer um público e para conseguir isso é um trabalho de formiguinha. Um a um, você vai conquistando os leitores. Acho ótimo que desde 2014, quando comecei a usar a plataforma, ela tenha crescido tanto. Mas ainda acho que é preciso mais visibilidade. É importante porque, hoje, é no Wattpad que muitos autores nacionais começam suas carreiras. Tem muita gente boa por lá.

6) Pensa em transformar algum conto seu em um livro futuramente ou, quem sabe, trabalhar com novos gêneros?

R: Na verdade, o primeiro romance que eu escrevi, Um Diário Para Alice, era originalmente um conto.

Muita gente perguntou se a história de Aline e Diego não ia ter continuação. Essa eu realmente acho que não vai se estender, não. Porém, sim, tenho vontade de transformar um outro conto meu, que foi publicado pela Andross, em uma história maior, mas esse é um projeto distante ainda. Sobre gêneros, apesar de ter minha preferencia por drama e romance declarada, de vez em quando gosto de variar, sim. Tenho, inclusive, um conto de Terror que já foi publicado.

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: Tenho muitos projetos em andamento para esse ano de 2018. Acho que posso adiantar que pretendo postar outra história no Wattpad, dessa vez um romance maior. E que estou trabalhando para o lançamento físico de Um Diário Para Alice.


Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário