Entre a Cruz e a Espada - Marina Feijóo




Paris sempre foi a cidade dos sonhos de Jeanne Chevalier.
A cidade não só fazia parte daqueles bons sonhos para o futuro, como também estrelava os sonhos noturnos que a faziam acordar, perguntando-se se havia sido real. Era como se a Cidade Luz lhe chamasse; assim como a misteriosa voz que sussurrava instruções em sua mente desde seus 12 anos. Portanto, ao ser aceita na faculdade, a jovem francesa decidiu mudar-se para Paris, crente de que havia algo especial para ela. Mesmo contra seus sentimentos, ela ainda guarda uma pequena esperança de que a nova cidade lhe trará a chance de reencontrar sua mãe, que está foragida por conta de um terrível incidente. Mas quando ela recebe um presente inesperado antes da viagem, estranhos fenômenos começam a acontecer em sua vida, forçando-a a encarar assuntos do passado que ela tanto tentou esquecer. Em meio à questões religiosas e históricas, Jeanne se vê obrigada a carregar o peso de toda a França sob seus ombros. 

A trama se desenvolve em três enredos (sendo eles: o familiar, o acadêmico e o sobrenatural) que se cruzam e se complementam ao longo da história. Além de utilizar um pano de fundo histórico, o livro também aborda temas como feminismo, questões LGBT e raciais.

1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?


R: Escrevo ficção desde que me entendo por gente. Comecei no Orkut, eventualmente passei para o Nyah!, depois tive um blog, publiquei contos, passei por anos de escrita solitária até que conheci o Wattpad no começo em janeiro do ano passado e voltei a compartilhar meus livros. Terminei meu primeiro livro aos 14 anos e agora, aos 22, sigo tentando finalizar meus novos projetos.

2) Quais autores servem de inspiração para você?

R: Minha principal inspiração é o Haruki Murakami. Sua escrita me envolve de um jeito delicioso e acho que acabei absorvendo muito do seu estilo no meu próprio... Ele me faz ter esperança de que há espaço para narrativas imersivas e extensas. Também acabei me inspirando no Chuck Palahniuk em aspectos descritivos. Fora isso, alguns autores do Wattpad me chamam bastante atenção e me inspiram, entre os livros eu devo citar: O Cheiro da Rua.

3) "[...] não se vá. Não agora, seu dia de partir ainda não chegou. - Ela dizia em meio a soluços. - Você é forte, muito forte. Muito mais forte que eu. Vai aguentar firme por aqui, eu tenho certeza.". Entre a Cruz e a Espada já começa prendendo o leitor, com uma narrativa envolvente. Antes disso, nas notas do livro, você comenta sobre a representatividade feminina e também LGBT. Como tem sido a construção das personagens, somada a criação de uma fantasia urbana? 

R: Sempre tive uma certa facilidade para construir personagens, eles são a fonte de vida de todas as minhas histórias e muitos deles tem vida própria, surgindo espontaneamente na minha imaginação. Eu busco trazer diversidade em todos os âmbitos, inclusive em personalidade, então muitas vezes para criar personagens, penso no que o enredo precisa e que tipo de pessoa seria ideal para levá-lo para frente. Defino personalidade, função e nome... O resto vou descobrindo aos poucos conforme convivo com eles. Quanto a fantasia urbana, ela tem sido um verdadeiro desafio! Nunca fui muito da fantasia e essa é a primeira vez que me arrisco em algo surreal... Existe um equilíbrio entre o fantástico e a verossimilhança que tô sempre tentando acertar, ao mesmo tempo que tenha que pensar na história desse mundo (passado, presente e futuro) para encaixar no real. É um mundo que se expandiu tanto que fugiu do meu controle, mas vejo isso como um bom sinal. Acho que isso significa que a história está viva. 

4) Muitas vezes nos deparamos com histórias onde a protagonista fica á sombra do mocinho, contudo, isso está mudando. A força feminina está tomando seu espaço, com mulheres donas de sua própria história. Qual/quais personagens da literatura representam esse papel de "mulher poderosa", para você?

R: Como sou muito fã da Agatha Christie, a primeira que veio a minha cabeça foi a detetive Miss Marple. Ela não é só poderosa, como uma Senhora Poderosa. Não entra nos esteriótipos esperados atualmente para que uma mulher seja "forte" (como se não fossemos todas), mas tem uma habilidade incrivel de ver e entender lados da natureza humana o que ninguém mais consegue. Uma idosa, sempre substimada, que faz as pessoas repensarem seus conceitos... Gosto bastante dela.

5) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação... 

R: Minha experiência na plataforma tem sido incrivelmente positiva por parte das pessoas que conheci! Cativei muitos amigos e alguns leitores fiéis e amáveis. No entanto, eu tenho esse problema de não conseguir responder comentários com frequência, o que acaba me prejudicando e afastando algumas pessoas... Essa é uma pressão que eu dispensaria. Não é por mal, algumas pessoas tem mais dificuldade de socializar nesse quesito. 
O problema (que não é problema) é que a interação é a alma do negócio. Inclusive, a divulgação no começo é difícil de você não interagir os outros... Mas quando engata, eu amo! Adoro pensar novas maneiras de apresentar meus livros, soltar minha criatividade marketeira para criar séries de apresentação, playlists, jogos, memes etc. É um jeito diferente de usar a criatividade!

6) Comente um pouquinho sobre como surgiu a ideia de Entre a Cruz e a Espada. Pretende lançar a série em formato físico?

R: Esse livro surgiu de uma brincadeira entre eu e mais duas amigas. Nós decidimos que cada uma criaria um personagem, sem contar para as outras, e depois teríamos que dar um jeito de juntar essas três pessoas aleatórias. Nisso, nasceu a protagonista desse livro: Jeanne Chevalier. Também nasceram outros dois personagens de outros livros da coleção. O elemento que mais unia as três histórias era o fantástico, por isso comecei a desenvolver uma fantasia urbana que conseguisse abranger os três.
Não pretendo transformar em físico por ser um livro bem longo... Não acho que compensa. Mas quem sabe eu não possa mudar de ideia no futuro?

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve ou em andamento? Conta pra gente!

R: Tenho vários outros projetos em andamento! Sou a doida dos projetos e, infelizmente, muito afobada, então no momento tenho algumas coisas postadas. Tem um livro de poesia chamado Palavras Gorfadas; um livro de comédia com mistério chamado Como se Livrar de uma Maleta, que está em hiatus; um projeto de terror baseado em astrologia chamado As Leis do Karma e meu mais novo querido, um romance lésbico que se passa em uma única noite, Noite Harmônica Azul, está sendo escrito e postado agora.


Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário