Inimigo Digital - Lyli Lua





Num mundo onde é mais fácil se encontrar com alguém online do que pessoalmente, também existe uma divisão de classes. O universo cibernético é uma monarquia. Enquanto há grandes nomes no topo da realeza (os "web celebrities"), na rabeira da cadeia alimentar vivem os exclusos, silenciosos e brilhantes hackers. Laís, uma jovem e talentosa programadora, não imaginava ter sua vida virada de cabeça pra baixo neste verão, ao ser puxada na direção do navio pirata cibernético. Ela conhece os Headers, um grupo de adolescentes que desafia o universo ao seu redor com o auxílio de códigos, portas e barreiras virtuais. Infelizmente, nem tudo são flores e esse ano os Headers enfrentarão o inimigo que pode desmontar, pilar a pilar, a pirâmide digital que se sustenta sobre eles.



1) Há quanto tempo escreve ficção e desde quando publica no Wattpad?

R: Conversando com uma colega hoje, lembrei da primeira história completa que criei (início, desenvolvimento e fim): foi na terceira série no ensino básico (hoje seria o quarto ano). Desde então, eu só falo em escrever novelas (que era o que eu consumia em casa) e, mais tarde, lançar livros. Comecei no Wattpad em 2015 e já publiquei quatro livros na plataforma, sendo que dois ainda estão disponíveis inteiros.

2) Quais autores servem de inspiração para você?

R: Nosssa, são TANTOS! Eu começaria com Carolina Maria de Jesus, uma mulher que compartilha do meu ideal de que não preciso de pós graduação no currículo para ser escritora. Também admiro demais Dan Brown e sua forma de contar histórias misturando a fatos que ele aprendeu só para aquele livro. Machado de Assis é meu colega que saiu também da periferia e ganhou o mundo com seus livros sarcásticos e humor ácido que eu amo. Também sou super fã da minha amiga Thati Machado, que milita em suas histórias e toca em pontos que muitos escritores têm medo desde sempre e não para fazer "modinha".

3) "Ela era mais do que uma adolescente ansiosa para que lhe joguem um osso e lhe deem alguma atenção. Daquele tipo que é forte e por isso ninguém se importa com seus sentimentos.". Laís aparenta ser uma personagem ímpar em um ambiente cheio de códigos e hackers. Bem decidida e talentosa no que faz, muitas pessoas gostariam de tê-la por perto... Como surgiu a ideia do livro?

R: A Laís é SENSACIONAL! Se eu pudesse, casava com ela (e ela bem gosta da fruta, sabe? HAHAHAHAHAHAHA). A ideia surgiu super aleatoriamente, estava no meu trabalho da época fazendo contas e fechando livro-caixa quando pensei "nossa, imagina que louco se um grupo de adolescentes super talentosos fizesse uma colônia de férias de hackers". Foi isso. Parece louco, mas é assim que a maioria dos meus livros chega a mim: do nada. Amigas já disseram que eram espíritos falando comigo HAHAHAHAHAHHAHAHAHA. Depois eu fui aperfeiçoando, criei os ambientes e os outros personagens. Então eu PRECISEI de uma garota forte e talentosa que não ficasse debaixo da aba masculina, justamente num ambiente como esse, tão misógino por natureza.

4) Muitas vezes nos deparamos com histórias onde a protagonista fica á sombra do mocinho, contudo, isso está mudando. A força feminina está tomando seu espaço, com mulheres donas de sua própria história. Qual/quais personagens da literatura representam esse papel de "mulher poderosa", para você? 

R: A literatura precisa aceitar que nós é que mandamos, simples assim. HAHAHAHAHAHHA
Eu acho que grandes mulheres nós tivemos desde sempre. O que é Capitu, minha gente??? Mas nossa geração FINALMENTE entendeu que precisamos ver pelos nossos olhos e isso é maravilhoso. Uma personagem que me inspira demais é a Isadora de "Os 12 Signos de Valentina" da minha amiga Ray Tavares. A garota tem o coração despedaçado e depois fica desesperada tentando consertar e pega 12 caras GATÍSSIMOS, mas nada disso a impede de avançar no trabalho e estudo. Também vou destacar a Dominique de "4 Semanas de Prazer" da grande diva do erótico nacional Julianna Costa. Dom é uma deusa empoderada e dominante, o tipo de mulher que eu gostaria de ser quando crescer.

5) Conte-nos um pouco da sua experiência na plataforma: feedback dos leitores, amigos escritores, desafios da divulgação... 

R: Minha experiência no Wattpad é majoritariamente positiva, fiz vários amigos e leitores tanto no site quanto nos grupos de divulgação facebook afora. Atualmente eu estou deixando o site e migrando para o Sweek por causa de um descaso com a equipe do suporte, mas nunca vou esquecer de todos os truques de divulgação que aprendi nos grupos e dos amigos e leitores que conquistei graças a esse site.

6) Possui algum livro físico? Comente um pouquinho sobre ele e onde podemos encontrá-lo.

R: Eu já publiquei "Pecadores" em 2015, um romance com pitada de mistério que discute banalização do sofrimento feminino, violência doméstica, aborto, gravidez na adolescência e relações abusivas, tudo isso num ambiente escolar interno. Parece pesadíssimo, eu sei! HAHAHAHAHA Adoro um dramalhão, mas faço questão de deixar a escrita leve (dentro da medida do possível) para que qualquer um possa fazer a leitura. Atualmente ele está disponível apenas em ebook na Amazon, fica aqui o link pra quem se interessar: https://www.amazon.com.br/Pecadores-Lyli-Lua-ebook/dp/B074FC75HP/

7) Tem algum novo projeto para ser publicado em breve (físico/digital) ou em andamento? Conta pra gente!

R: Ô, se tenho! Meu novo livro se chama "Íris" e eu pretendo publicá-lo esse ano. Para isso, estou organizando um projeto de financiamento coletivo em que todo mundo pode ajudar por preços populares e levar um livro pra casa. O físico está custando R$24,00 e chega autografado na sua casa junto de brindes e com frete grátis!
"Íris" é um romance sobre uma jovem que tem AIDS e sofre na mão do preconceito e da superproteção dos pais. Com a ajuda de Hugo, o outro protagonista, Íris vai fazer tudo o que sempre quis e riscar cada desejo da sua lista particular de vontades secretas. É uma história leve que colocará dedo na ferida de todo mundo, como eu adoro HAHAHAHAHAHAHHA. Caso alguém se interesse, o projeto está rolando até junho e tem várias recompensas: https://benfeitoria.com/publiqueiris
Antes de comprar, você pode ler a degustação no Wattpad também: https://www.wattpad.com/story/75473034-íris

Deixe suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer seu trabalho:


Onde comprar seu livro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário