Perdidos no Mundo Real

     Era uma vez, Branca de Neve e Peter Pan. Mas Branca não está feliz em seu castelo, ou com os sete anões. Nem Peter se encontra na Terra do Nunca com os meninos perdidos, ou lutando contra o Capitão Gancho. Eles estão perdidos. Como a maioria dos personagens dos Contos de Fadas...
-Ai! –Branca de Neve reclama, vindo de um lado da floresta e esbarrando em Peter Pan que vinha do outro lado, também sem vê-la.  
-Desculpe-me, senhorita. –Peter Pan diz a princesa assustada. –Eu a conheço de algum lugar? –Pergunta pensativo, olhando-a com curiosidade.
-Claro que me conhece! –Branca de Neve afirma. –Sou Branca de Neve!
-Ah sim, claro. Eu recordava desses cabelos negros como a noite.
     A princesa sorri, mas nem tanto. Estava preocupada olhando a floresta desconhecida.
-Tudo bem, mas como viemos parar aqui? –Pergunta Branca de Neve.
-Você não sabe o que anda acontecendo pelo Mundo dos Livros Infantis? –Pergunta Peter, desanimado a olhando.
     Branca nega com a cabeça.
-Tudo está ficando perdido. Histórias se misturando, personagens desaparecendo, nossos mundos estão desabando sobre nossas cabeças! –Peter balança a cabeça, tristemente.
-Mas...mas...qual o motivo disso tudo? –Branca pergunta, abalada com a notícia com as mãos á boca.
-Não se sabe ao certo, parece que estamos ficando esquecidos...
-Esquecidos?! –A princesa pergunta.  -Isso é terrível, Peter! –Branca parecia prestes a chorar. -Eu ouvi algo sobre isso faz alguns dias, o Soneca me disse, porém, eu esperava que fosse apenas um pesadelo que ele teve e não a nossa realidade. –Branca de Neve conta cabisbaixa.
-Não é pesadelo, Branca. –Peter diz. –As crianças não estão mais tão interessadas em livros, em Contos de Fadas...agora parece que só pensam em jogos eletrônicos, celulares e computadores... Estamos pegando poeira nas estantes e prateleiras.
-Não! Mas... mas... o que podemos fazer? –Branca de Neve pergunta em seguida.
       Eles continuaram andando por horas e sem encontrar ninguém no caminho, acabaram chegando a um lugar cheio de crianças mexendo em celulares. Uma sala de aula. E a professora não estava ali.
-Espera... – Ambos ficam confusos.
 -Da onde vieram essas crianças? –Branca pergunta baixinho.
-Acho que... agora estamos no Mundo Real. –Peter responde olhando curioso para todos.
-Mundo Real? –Branca repete, em dúvida.
-Sim.
-Olha ali... bem ali na frente. –Branca de Neve aponta para duas crianças lendo no canto da sala. –Duas, pelo menos, estão lendo um livro! –Ela sorri satisfeita.
 As meninas sorriam lendo, folheando as páginas despreocupadamente.
-Verdade...nem tudo está perdido! –Peter sorri com a visão da pequena leitora. –Porém, olhe para os demais. –Eles olham atentamente, desanimados em seguida. –Celulares...
    Branca começa a chorar, seus soluços causam sustos em seu amigo personagem.
-Se acalme Branca...você não será esquecida. Não seremos deixados para a poeira. –Peter diz tentando parecer controlado, quando uma menina parece perceber a presença dos dois. –Ei. Ela nos viu?
   A menina se aproxima curiosa, os cutucando. Os dois personagens se olham, confusos.
–Branca de Neve? –A leitora sorri bobamente, como se achasse um sonho. –Peter Pan? –O garoto confirma orgulhoso.
-Ahhhh! Você me conhece! –Branca da pulinhos de alegria, que assusta a leitora rapidamente. –Desculpe, querida. Eu...fico feliz que nos conheça!
-Claro que conheço, meus pais sempre leram histórias de vocês para me fazer dormir.
      Logo ela vai até a outra menina, que ainda lia sem saber de nada. Quando a menina também vê os personagens, sua expressão de surpresa faz os personagens rirem.
-Vocês...são de verdade? –A menina pergunta vendo os dois concordarem. Sua amiga também balança a cabeça afirmando, com um largo sorriso no rosto.
       A leitora fica pensativa de repente.
-Mas...porque vocês não estão dentro dos livros?
-Parece que ninguém se importa com nossas histórias. –Peter Pan começa cabisbaixo. –Estamos perdidos.
-Mas eu leio sobre vocês!
-Eu também!
-Por isso que apenas vocês nos enxergam. –Branca fala.  –Nosso mundo está desaparecendo, crianças. Fiquei sabendo que Cinderela se perdeu depois que saiu correndo do baile sem um de seus sapatinhos, Chapeuzinho Vermelho não conseguiu encontrar o caçador até agora, e sua vozinha ainda está dentro do Lobo Mau. Tudo está errado nas histórias.
-E o que podemos fazer para ajudar?
       Branca e Peter se olham, pensativos.
-Tive uma ideia... –Peter começa, olhando animado para as meninas. –Por que vocês gostam de ler?
       Logo a primeira responde:
-Porque lendo eu conheço várias coisas, eu me imagino em outros lugares...  
       A segunda diz:
-Eu gosto de ler porque lendo eu me transformo nas personagens e passo por várias coisas, mato dragões, conheço fadas... É legal!   
-Isso me lembrou de uma música! –Peter fala animado.
       Branca e Peter sorriem, e em seguida cantam para as meninas:

        Ler é viajar com as palavras / é sonhar com vários mundos
        É conhecer melhor a gente / é descobrir /
        O amor que move tudo
           
        As meninas riram.
-Nos ajudem lembrando aos outros o quanto é importante ler! –Branca inicia a explicação. –Conte como é incrível viajar entre as palavras, como é bom conhecer várias coisas diferentes e sem precisar sair do lugar!
-Fale á eles como é necessário ler para aprender sobre o mundo. –Peter fala á menina. -Assim, estará ajudando á eles, e a nós todos do Mundo dos Livros Infantis! –Ele conclui.
     A menina ainda com o livro entre as mãos, assente e vai até a primeira menina que vê mexendo no celular. Pegam alguns livros na estante no fundo da sala e começam a distribuí-los. A outra, logo cochicha algo no ouvido de outra menina que antes jogava num tablet, e assim, juntas começam a cantar para a sala toda o quanto é legal ler!

        Ler é viajar com as palavras / é sonhar com vários mundos
        É conhecer melhor a gente / é descobrir /
        O amor que move tudo

      Peter e Branca de Neve vão assistindo e sorrindo, animados com a cena. A professora entra na sala e se assusta com a cena: a maioria dos alunos segurando livros e lendo em silêncio. Ela sorriu cruzando os braços satisfeita.
       Em instantes, Branca e Peter começam a se olhar de uma forma diferente...
-Está sentindo? –Peter fala.
-Parece que...que estamos sendo sugados de volta aos livros! –Branca exclama sentindo-se sendo puxada para trás. -Já posso ouvir o Mestre conversando com o Feliz sobre o meu paradeiro!
-Enfim vamos para casa! –Peter Pan fala dando socos no ar de felicidade, já desaparecendo como a princesa.  -Até o próximo “era uma vez”! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário