sábado, 3 de março de 2018

[Resenha] Vidas Muito Boas - J. K. Rowling


  Hey gente! Como vocês estão? ^^
 Tem um tempinho que não trago resenhas aqui no blog. Por conta da correria de sempre e da ansiedade em terminar alguns projetos, quase não tem sobrado tempo para diminuir a pilha de leituras atrasadas! 
  Ainda assim, hoje trago resenha de um livro que comprei ano passado e que ainda não tinha vindo falar sobre, que na verdade é baseado no discurso que a J. K. Rowling fez em 2008, em Harvard. Já assistiu ao discurso? Já leu? Confira esse post até o final para saber mais :)

“Como podemos aproveitar o fracasso?” “Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?”. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.

Título: Vidas muito boas
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 80


Resenha:

" ... meu maior medo tinha se tornado realidade e eu ainda estava viva, ainda tinha uma filha que adorava, uma velha máquina de escrever e uma grande ideia"

    Quando vi esse livro á venda, logo pensei "gente, eu preciso comprar!". Não só por ser um livro levando o nome da J. K. Rowling (não é mistério para ninguém que admiro muito sua trajetória), mas especificamente por ser um livro do seu discurso. 
     Bem antes dele, eu já havia comprado um livro da Intrínseca do discurso do Neil Gaiman (Faça boa arte), a qual sou apaixonada, então também por isso que estava doida por esse exemplar, imaginando que seguiria a mesma linha de produção gráfica - já que não é um livro de romance, é a transcrição de um discurso - e eu realmente não me desapontei. Eu queria ter aquelas palavras em minha estante como um mimo, e também como um lembrete...

"Vocês jamais conhecerão verdadeiramente a si mesmos, nem a força de seus relacionamentos, se ambos não forem testados pela adversidade"

    Vamos começar falando dos detalhes do livro. Como eu disse, a produção gráfica dele é linda, todo decorado, representando trechos da J. K. de um modo simples e bonito. A capa é branca (única coisa que me preocupa, o tornando muito frágil), num formato ideal para carregar na bolsa e ler no ônibus - principalmente quando bater aquele desânimo no seu dia. Da para ler rapidinho, sim!
     Apesar das controvérsias a respeito do filme não oficial da sua vida, Magia além das palavras , a vida da autora sempre me tocou bastante, refletindo em mim como uma pontinha de esperança para minha trajetória como escritora. 

"... influenciamos a vida dos outros simplesmente por existirmos"

    Eu já conhecia seu discurso de paraninfa antes, então me animei ainda mais em ter a versão física dele em casa. O modo como J. K. explora os temas fracasso e imaginação, com humildade e simpatia, faz com que a gente reflita sobre esse momento de mudanças, de desafios, de crescimento pessoal e profissional que todos nós passamos todos os dias em nossa vida. 
     Não é só em época de formatura que nós almejamos conquistar sonhos e quebrar dificuldades do dia a dia. Então é um discurso/livro que eu recomendo, mesmo depois de dez anos.

"Não precisamos de magia para transformar nosso mundo; todos já temos dentro de nós o poder de que precisamos: o poder de imaginar melhor"

     Então, se você procura um livro inspirador, leia! Já leu? Gostou? Conte aí nos comentários e até a próxima! Ah, e confira o discurso em vídeo, caso ainda não viu:



Minha nota: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário